Pediatr. (Asunción); 34 (2), 2007
Año de publicación: 2007
OBJETIVO:
Determinar a prevalencia de sintomas relacionados á asma, rinite e eczema atópico em escolares (EC) entre 6 e 7 anos e adolescentes (AD) entre 13 e 14 anos, residentes em 20 cidades brasileiras, empregando o question rio escrito padronizado do ISAAC, e avaliar a sua associacao com a latitude, altitude e temperatura média anual dos centros de residencia. METODOS:
Participaram do estudo EC e AD das cinco regiães do Brasil, totalizando 23.422 question rios ISAAC respondidos pelos pais de EC e 58.144 pelos próprios AD. Os índices de latitude, altitude e temperatura média anual foram obtidos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. RESULTADOS:
As prevalencias médias para os EC e AD, respectivamente, foram: asma ativa, 24,3 e 19,0 por cento; rinoconjuntivite, 12,6 e 14,6 por cento; e eczema flexural, 8,2 e 5,0 por cento. Associacao significante e negativa foi observada entre latitude e prevalencia de asma diagnosticada por médico para os EC, asma grave, asma diagnosticada por médico, eczema e eczema flexural para os AD. Nao houve associacao com a altitude dos centros. CONCLUSÇO:
A prevalencia de asma, rinite e eczema atópico no Brasil foi variável. Valores mais altos, sobretudo de asma e eczema, foram observados nos centros localizados mais próximos ao Equador.